Como abrir um web studio: dicas para iniciantes. Plano de negócios para um estúdio web: planejando um negócio moderno e de sucesso Abrindo um plano de negócios para um estúdio web

MS Word Volume: 51 páginas

Plano de negócios

Baixe o plano de negócios

Avaliações (13)

Precisa de um plano de negócios para um estúdio web? Você quer se testar nessa empreitada? Esta é absolutamente a decisão certa. Afinal, há um grande futuro para a construção de sites e promoção de recursos. Assim, um estúdio de web design pode ser um empreendimento lucrativo, porque o design de um site exclusivo e de alta qualidade tem um efeito positivo na imagem de um recurso virtual e também ajuda a promover o projeto, porque os motores de busca populares têm uma atitude positiva em relação ao único, sites compreensíveis e bem pensados.

Este documento pronto permitirá que você coloque sua iniciativa em ação e conduza corretamente uma política de marketing para atrair clientes dignos. É necessário selecionar cuidadosamente os performers, pois seus primeiros trabalhos ou um portfólio de sucesso são metade do seu sucesso futuro. Conteúdo exclusivo e de alta qualidade para as pessoas do site, entender as necessidades do cliente, conhecer as últimas tendências de promoção e segui-las ajudará sua equipe a chegar ao topo da popularidade.

Você pode estudar um plano de negócios para organizar um estúdio de web design em nosso recurso. Observe que o documento dá atenção ao cálculo de custos e rentabilidade e especifica os níveis salariais dos artistas. Preste especial atenção à elaboração de um acordo de cooperação juridicamente correto com futuros clientes, a fim de evitar situações desagradáveis ​​​​e interpretações ambíguas do âmbito do trabalho e compreensão do resultado.

Quem pensa que abrir um web studio não é difícil, na verdade nunca se deparou com esse processo. Caso contrário, a opinião seria completamente oposta. Antes de assumir uma tarefa tão responsável, é importante definir claramente quais objetivos você planeja perseguir: obter lucros elevados, obter oportunidades de crescimento criativo e satisfazer suas ambições. Com base nisso, será mais fácil entender quais clientes você deve atingir.

Para abrir o seu próprio estúdio de web design, é aconselhável que o empresário tenha um bom conhecimento das especificidades deste tipo de negócio. A falta de experiência requer um tipo de atividade ligeiramente diferente. Nesse caso, faz mais sentido que um empresário atue como intermediário. Ao registrar uma empresa, você pode buscar pedidos lucrativos terceirizando sua execução. É verdade que não há oportunidades de crescimento pessoal nesta situação.

Se você tem uma equipe de designers pronta e está ciente de todas as dificuldades associadas ao processo de criação do seu próprio negócio, pode arriscar e abrir um web studio empresarial, que lhe trará um bom lucro se for bem sucedido promoção. O importante é que no processo de desenvolvimento do negócio você consiga se realizar, alcançando patamares significativos nesse tipo de criatividade.

Abrir seu próprio estúdio de web design requer a presença de um recurso poderoso, não só financeiro, mas também humano. Para que o estúdio funcione com sucesso, são necessários grandes especialistas que possam lidar com as tarefas mais complexas. Mas, ao mesmo tempo, devemos compreender que as pessoas criativas muitas vezes não são capazes de se auto-organizar e as suas atividades devem ser geridas com competência. O negócio do design gráfico é bastante difícil em termos de encontrar clientes. Portanto, é melhor que haja uma pessoa na equipe que faça exatamente esse trabalho.

O equipamento para um estúdio de design é uma questão à parte. Os requisitos de tecnologia são de altíssimo nível e sua compra é o principal item de despesa do design gráfico. Computadores comuns de potência média não têm lugar aqui. Para implementar ideias criativas em larga escala, você precisa de equipamento de informática especial com um processador poderoso, uma grande quantidade de RAM e uma reserva de capacidade de disco rígido. Uma placa de vídeo confiável e um monitor especial de alta definição são essenciais. Pode custar cerca de 200 mil rublos equipar um local de trabalho de designer. A economia aqui é inadequada, pois afetará imediatamente a qualidade do resultado final.

Ao abrir um estúdio de design, alguns empreendedores, confiantes em seus próprios conhecimentos e capacidades, ignoram a importância de um documento como um estúdio de design de projetos empresariais. Mas ao se depararem com as primeiras dificuldades, percebem que cometeram um grave erro. E não é por acaso, porque se trata de um exemplo profissional de plano de negócios para abertura de web studio com cálculos prontos que ajuda a realizar com competência uma análise de prováveis ​​​​riscos, com a qual é possível evitar erros incômodos . Se você deseja garantir que a abertura do seu estúdio de design gráfico não lhe cause sérios problemas e decepções, siga os conselhos de profissionais.

Abrir um web studio é um processo complexo e caro do ponto de vista financeiro. Além dos custos de aluguel de escritório, serão necessários custos elevados para a aquisição de equipamentos especializados, cuja qualidade determina diretamente o nível de trabalho executado pelo estúdio. Além disso, o estúdio precisa de especialistas altamente qualificados que precisam receber bons salários. Além disso, quase todos esses estúdios são forçados a passar por todos os estágios de desenvolvimento de negócios, às vezes ficando à beira da falência.

O que deve fazer em tal situação um web designer capaz, que decidiu criar seu próprio negócio, mas não tem fundos suficientes para isso? Segundo empreendedores com experiência na criação de web studios, se você tiver muita vontade, poderá criar seu próprio negócio com pouco financiamento. Mas isso requer uma compreensão clara do que você deseja alcançar e uma avaliação adequada de suas habilidades.

No início, você pode passar sem escritório e sem assistentes em tempo integral, economizando quantias significativas de dinheiro. Mas os modernos equipamentos informáticos são um elemento obrigatório para quem decide abrir o seu próprio negócio - um estúdio de web design. Agindo sozinho, você, é claro, não poderá contar com um lucro sólido, mas ganhará uma experiência inestimável e conquistará clientes regulares.

O sucesso em um negócio como um estúdio web depende de quão cuidadosamente você analisa o mercado local e estuda a demanda por serviços desse tipo. Isto é especialmente verdadeiro para negócios regionais. O aumento de clientes por vezes é garantido através da criação do seu próprio site, mas ainda assim a maioria dos clientes chega através de recomendações ou graças à publicidade nos meios de comunicação locais. Para um empresário que abriu seu próprio web studio, a busca eficaz de clientes é de grande importância. E se os proprietários de empresas e organizações locais não têm pressa em pedir ajuda a você, faz sentido procurar clientes na Internet.

A princípio, não faz sentido perseguir lucros excessivos. Faça apenas o trabalho que você pode realizar - crie uma reputação positiva para si mesmo, o que lhe permitirá criar uma base de clientes regulares no futuro. Se necessário, às vezes você pode contratar um especialista externo para concluir parte do pedido. Em hipótese alguma aceite dinheiro a crédito, pois a princípio você receberá pedidos de forma extremamente irregular, o que significa que seu lucro será irregular e totalmente imprevisível.

A organização da atividade empreendedora na abertura de um web studio está estruturada da mesma forma que na criação de qualquer outro tipo de negócio. Independentemente de você agir sozinho ou buscar a ajuda de especialistas terceirizados, você precisa se registrar como empresário individual. Com o tempo, se tudo correr bem, você pode pensar em expandir. Será muito mais fácil fazer isso se você usar um exemplo de plano de negócios de estúdio web profissional. Ele contém uma descrição detalhada de todos os processos de negócios. Com base neste documento, você pode construir um web studio lucrativo do zero, buscando clientes de forma eficaz.

A adaptação deste plano de negócios é possível para qualquer projeto na Rússia e na CEI.

Este plano de negócios é acompanhado por um modelo financeiro em arquivo separado, que permite construir facilmente um novo plano financeiro inserindo os dados relevantes.

Descrição do projeto e viabilidade de sua implementação

Negócios na Internet é um conceito amplo. Trata-se de uma combinação de todos os tipos de atividades comerciais e empresariais dentro da rede eletrônica da Internet com especificidades e capacidades próprias, a fim de atender às necessidades dos usuários da Internet e receber diversos benefícios em troca. As pequenas e médias empresas estão a chegar activamente aos consumidores através da Internet, percebendo que a Internet hoje não é apenas um local para publicar contactos, mas já é a principal ferramenta para ganhar dinheiro. Portanto, um número crescente de empresas necessita de uma representação própria de alta qualidade na World Wide Web.

A este respeito, os iniciadores do projeto decidiram criar um estúdio web de ciclo completo na Rússia, que incluiria todos os serviços necessários: desde um site de cartão de visita e uma página de destino popular até uma campanha de marketing complexa envolvendo milhares de potenciais consumidores em site do Cliente.

A essência e ideia do projeto: abrindo um estúdio web.

Geografia do projeto: território da Federação Russa.

Público do projeto:

  • gestores de marca de empresas e corporações (empresas de publicidade de suporte à marca/produto);
  • departamentos de marketing de empresas e empreendimentos (trabalho rotineiro, atendimento remoto);
  • Agências de relações públicas (todas as áreas e tipos de serviços);
  • indivíduos individuais, empresas.

Ambiente competitivo do projeto:

  • Estúdio "ASPECTO" - http://www.vzh.ru
  • Agência de informação "RegionInfo" - http://www.regioninfo.ru
  • Estúdio "TeleSochi" - http://telesochi.ru
  • Empresa "Megagrupo" - http://megagroup.ru
  • Estúdio "Fato" - http://studiofact.ru

Avaliação financeira do projeto

Índice

Significado

Investimentos necessários

Período de retorno

Período de retorno com desconto

2, 51

Trechos do estudo

*** Dentro de 2 meses antes do início dos serviços, as seguintes tarefas estão planejadas para serem executadas passo a passo:

1. Estudo da oferta e procura no mercado de serviços de marketing e no mercado de desenvolvimento web.

2. Determinando seu nicho, mercado-alvo.

3. Registro como entidade empresarial.

4. Obtenção de aprovação de financiamento

5. Celebração de contrato de arrendamento de escritórios.

6. Compra de equipamentos, móveis, máquinas e materiais necessários.

7. Instalação do software necessário.

8. Procura de pessoal, celebração de contratos de trabalho.

*** A empresa dentro do projeto é um web studio de ciclo completo, portanto as principais áreas de atuação serão:

  • criação de landing pages, landing sites;
  • criação de sites e portais corporativos;
  • criação e promoção de lojas online;
  • desenvolvimento de campanhas publicitárias na Internet (Yandex Direct, Google Adwords);
  • Marketing SMM;
  • criação de kits de marketing;
  • design gráfico.

*** De acordo com uma pesquisa do Centro Russo para o Estudo da Opinião Pública (VTsIOM), realizada em outubro de 2014, 66% dos cidadãos russos com 18 anos ou mais, ou 76,3 milhões de pessoas, usam a Internet. 46% ou 53,6 milhões de russos adultos acessam a Internet todos os dias.

*** A alta taxa de crescimento da audiência online na Rússia foi garantida pela distribuição ativa dispositivos móveis. Ao final de 2014, a audiência de internautas em smartphones atingiu *** milhões de pessoas (17,6% da população com mais de 16 anos), e o número de utilizadores de Internet em tablets mais do que duplicou ao longo do ano - de 3,5% em 2013 para 8,4% no final de 2014, e atingiu *** Milhões de pessoas.

*** Atualmente, o mercado de comércio eletrônico na Rússia está em fase de intenso desenvolvimento. Segundo os dados, o volume do mercado russo de comércio eletrônico em 2011 foi de *** bilhões de rublos, em 2012 - *** bilhões de rublos (um aumento de 26%). Alguns varejistas online líderes alcançaram aumentos de vendas de 200-300%.

*** Os especialistas identificaram quatro cenários possíveis para o desenvolvimento da indústria da Internet na Rússia até 2018:

  • cenário inovador: o crescimento médio anual do mercado até 2018 será de 35-40%;
  • cenário de estabilização: o crescimento médio anual do mercado até 2018 será de 15-20%;
  • cenário negativo: o crescimento médio anual do mercado até 2018 será de 6-10%;
  • Cenário de “crise global”: o crescimento médio anual do mercado até 2018 será de 3-6%, mas será observado apenas em determinados segmentos (por exemplo, e-commerce), ou seja, a situação da crise de 2008-2009, quando a indústria da Internet em Runet cresceu no contexto de um declínio geral, não se repetirá.

*** Assim, como se pode avaliar pela análise de mercado, a situação é geralmente favorável à constituição de uma empresa-projecto no segmento da publicidade online e da publicidade e comunicação de marketing. Isto pode ser justificado pelas seguintes tendências principais:

  1. O nível de penetração da Internet na Rússia em 2014 atingiu o seu valor máximo - 96%, especialmente para o público principal e a sua parte mais ativa - 16-29 anos. Este fator afetará favoravelmente o tamanho e o escopo do público de potenciais clientes do projeto.
  2. O mercado de comércio eletrônico da Federação Russa está em fase de desenvolvimento intensivo e mostra uma taxa de crescimento de 15-20% ao ano; de acordo com as previsões, até 2018 o mercado atingirá volumes de *** bilhões de rublos. Este facto pode ser considerado extremamente benéfico para o projecto que está a ser implementado, uma vez que tal dinâmica de mercado indica, sem dúvida, o rápido crescimento do número de lojas online, que são um dos segmentos de público do projecto.
  3. O mercado de publicidade online é também o segmento em desenvolvimento mais dinâmico, com uma taxa de crescimento de 18-20% ao ano, o que indica uma procura crescente pelos serviços de agências de Internet e marketing, especialmente ao nível da publicidade contextual, SEO e SMM.

Como abrir um estúdio web

“Com a abordagem certa, a lucratividade deve ser de 40-50%”

Mikhail Khristisenko, fundador do homônimo “Mikhail Khristisenko Studio”, compartilhou conosco sua própria experiência de criação de um negócio do zero.

Mikhail, o que seu estúdio faz?

“Mikhail Khristisenko Studio” está envolvido no desenvolvimento e promoção de sites da Internet, desenvolvimento de identidade corporativa e consultoria. Até o momento, temos mais de 200 projetos concluídos, clientes em 11 cidades da Rússia.

Como surgiu a ideia de iniciar este negócio específico? O que torna sua ideia única?

Tive a ideia de começar este negócio específico por acidente. Depois de me formar na faculdade, eu precisava ganhar dinheiro de alguma forma; na verdade, não queria trabalhar. Resolvi tentar fazer um site para alguma empresa. Antes disso, tive experiência no desenvolvimento de alguns sites simples no instituto.

No início a proposta não era diferente das existentes - ofereci o desenvolvimento dos sites mais comuns. Agora, é claro, existe uma singularidade - passamos da compreensão do site como um “desenvolvimento técnico” para a “solução de problemas de negócios”. Simplificamos tudo, abandonamos os termos e oferecemos um design exclusivo e de venda.

E se você olhar as diferenças em relação aos concorrentes, do ponto de vista da construção de um negócio, então simplesmente aprendemos a vender muito bem nossos serviços.

Não havia exclusividade na ideia - tudo era simples. Acredito que a exclusividade não é necessária para o primeiro projeto.

Quanto tempo demorou para implementar a ideia?

5 anos se passaram desde os primeiros projetos criados de forma independente. Embora o projeto tenha se tornado um negócio no sentido normal da palavra há 3 anos.

Como você levou a ideia desde o conceito até a implementação final?

Eu não sabia nem sabia nada de negócios, não tinha nada. Decidi apenas ligar para empresas aleatórias e oferecê-las. No primeiro dia combinei uma reunião.

Este foi o primeiro projeto que fiz inteiramente sozinho.

No terceiro projeto percebi que não faria sozinho, pois demoraria muito e não seria muito profissional. Ele contratou um funcionário e fez as vendas sozinho. Este foi o primeiro passo fundamental.

Não tínhamos escritório. Fui às reuniões sozinho. Se fosse necessário um encontro no “nosso escritório”, então nos reunimos no escritório da agência de publicidade com a qual havíamos combinado previamente. Também foram utilizados desta empresa a pessoa jurídica, a contabilidade e o departamento de contabilidade.

Em seguida, trabalhei para dobrar minha produtividade e consegui dobrar o número de ligações que fiz. É fácil adivinhar que isso levou a uma duplicação do volume de negócios.

O próximo passo importante foi contratar um gerente de vendas.

No final das contas, conseguimos nosso próprio escritório, vários gerentes de vendas, programadores e designers em tempo integral, nossa própria coluna em um jornal de negócios, publicações nas principais revistas de negócios russas, um livro, um boletim informativo, vários seminários de negócios...

Quanto custou para você iniciar o projeto?

Não foi necessário dinheiro para começar. Foi puro negócio do zero.

Muitas pessoas pensam em abrir o próprio negócio, mas nem todos acabam abrindo: o medo da incerteza, da instabilidade, dos altos riscos, etc. é o que te impede. Foi fácil para você decidir ser empreendedor?

Não tomei a decisão de me tornar um empreendedor como tal. Eu apenas tentei. Foi desconfortável, incompreensível, mas tentei. Ocorrido.

Não há riscos - se você não correr para comprar o primeiro produto que encontrar, gaste dinheiro na abertura de uma pessoa jurídica, escritório, funcionários, publicidade, etc.

Primeiro você precisa vender. Eu mesmo. E se alguém precisa entender isso ou não.

Que dificuldades você encontrou nos estágios iniciais de fazer negócios?

Todas as dificuldades estão, em última análise, relacionadas com os funcionários – como encontrá-los, como selecioná-los, como treiná-los. Então eles se tornam “estúpidos”, fracassam em projetos, etc.

Você recuperou seu investimento inicial?

Claro que se pagou, porque não houve investimentos.

O que você pode dizer sobre a lucratividade desse negócio?

Com a abordagem correta, a lucratividade deve ser de 40 a 50%. Pessoalmente, se a rentabilidade fosse menor, não teria interesse em fazer esse negócio. É por isso que temos projetos exclusivos, e não sites de descontos.

A lucratividade depende, em última análise, da capacidade de vender caro e fazê-lo bem. É um absurdo completo que você precise vender mais barato para atrair mais clientes. Você precisa vender por um preço mais alto e explicar isso corretamente aos clientes.

Como você promove seus serviços? Nomeie o principal canal de promoção. Como sua rede de vendas é construída?

Existem 3 canais principais para promover os serviços da minha empresa. São eles: o diretório de negócios eletrônicos da cidade, os clientes do site, o trabalho dos gerentes de vendas ativos.

Cada um desses canais fornece aproximadamente a mesma porcentagem de pedidos.

Também realizamos seminários, publicamos um livro de negócios e estamos em busca de parceiros. Alguns clientes vêm com base em recomendações de clientes anteriores.

Em última análise, todas as candidaturas fluem para os gestores de vendas, que aconselham os clientes, realizam vendas e celebram contratos.

Você faz vendas diretas, oferecendo seus serviços diretamente para empresas, etc.?

Sim. Embora este método logo se torne obsoleto devido à sua baixa eficiência. Mas enquanto estiver lá, nós o usamos. É imprescindível ter um roteiro de conversa telefônica claramente definido, então tudo dará certo.

Que tipo de funcionários sua empresa possui no quadro de funcionários? Como você selecionou funcionários-chave? Como eles são pagos pelo seu trabalho?

A equipe é composta por gerentes de vendas, programadores, designers e designer de layout. Selecionei funcionários importantes entre meus conhecidos. Agora entendo que isso é um erro. Em primeiro lugar, não deve haver funcionários importantes e, em segundo lugar, não se pode trabalhar com conhecidos, amigos e parentes.

Claro que existem vendedores. Peguei um pronto, o segundo peguei sem nenhuma experiência e treinei sozinho. Os resultados são os mesmos. Embora ainda esteja inclinado a acreditar que ensinar alguém sem experiência é mais correto.

O trabalho dos gerentes de vendas é pago de acordo com o esquema - um pequeno salário mais bons juros.

Obviamente, durante o seu trabalho você tentou vários métodos de publicidade. Quais meios de publicidade provaram ser eficazes e quais você acabou abandonando?

Como você vê as perspectivas de desenvolvimento do seu negócio?

As perspectivas de desenvolvimento são simples - entrar nos mercados russo e estrangeiro, aumentar a qualidade e o custo dos serviços, trabalhar com redes sociais. Pois bem, e um aumento no número de funcionários, claro.

O que você pode dizer sobre a concorrência em seu negócio?

Você precisa abordar a concorrência com sobriedade. Temos mais de 50 estúdios na cidade e uma infinidade de alunos oferecendo desenvolvimento de sites. 48 empresas fazem isso mais barato ou significativamente mais barato que nós.

Eu não ligo.

Uma empresa nunca será capaz de possuir a maioria do mercado. SEMPRE haverá concorrentes e sempre alguém comprará deles.

Não há necessidade de desperdiçar energia e tempo comparando-se com seus concorrentes. Você precisa tentar ser melhor em alguma coisa. Mesmo que seja apenas uma “atitude em relação ao trabalho”, isso será bom.

Que conselho você daria aos iniciantes que estão planejando abrir seu próprio negócio?

Quero dar o seguinte conselho:

1. Não adie. Mexa-se agora.
2. Não perca tempo tendo uma ideia. Faça uma lista de opções, risque todas menos uma e comece.
3. Não se apresse no que comprar. Tente vender primeiro. E só então tome decisões de compra.
4. Não tenha pressa em alugar um escritório, comprar móveis, equipamentos, etc. No início, você pode combinar com qualquer empresa a utilização de seu escritório, se necessário. Quando o dinheiro aparecer, retire o seu.
5. Não há necessidade de ter medo ou complicar nada. Tente.
6. Se há algo que você não sabe ou não pode fazer, experimente.

O tempo não pára. Hoje, sem a Internet, certamente não pode existir um único campo de atividade. E tanto as pequenas como as grandes empresas estão a tentar publicitar os seus negócios, os seus serviços e produtos na Internet.

Os negócios na Internet estão se desenvolvendo muito rapidamente hoje e são considerados os mais lucrativos. Para dar vida às suas ideias interessantes, você pode e deve usar a Internet. Por isso, quem conhece em primeira mão esse tipo de negócio decide abrir seu próprio web studio.

Para abrir um web studio não é necessário ter escritório; você pode trabalhar em casa

Se você está decidido a abrir apenas esse tipo de negócio, mas tudo relacionado a isso é novo e desconhecido para você, primeiro você precisa estudar a fundo essa área de atividade. Nosso conselho é para quem conhece em primeira mão o desenvolvimento de sites e as especificidades deste negócio.

Etapas básicas

Cadastro

Primeiro de tudo, você precisa registrar sua empresa. Mas isso pode exigir tempo e recursos materiais. Assim, no início da sua atividade, poderá registar-se como empresário individual. Códigos OKVED para este tipo de atividade o seguinte:

  • 72,20 Desenvolvimento e consultoria de software nesta área;
  • 72,60 Outras atividades relacionadas ao uso de informática e tecnologia da informação;
  • 74,40 Atividades publicitárias.

Além disso, esse tipo de cadastro é o mais simples. Mas com o crescimento bem-sucedido da sua atividade, você a registra novamente como sociedade por quotas. Você também precisará de uma conta bancária.

Lista de serviços oferecidos

Não cometa o erro de muitos aspirantes a empreendedores que tentam oferecer todos os serviços disponíveis em um determinado mercado. Concentre-se nos serviços que são mais estudados para você.

Mesmo que haja apenas um ou dois deles. Você pode optar por criar sites para lojas online ou agências de viagens. Isso o ajudará a aprender como trabalhar com os clientes de maneira correta e competente.

Mas, ao mesmo tempo, todos os outros serviços precisam ser estudados a fundo para serem oferecidos posteriormente. À medida que o seu negócio cresce, você montará uma equipe com os melhores profissionais. E então a lista de serviços que você oferece se expandirá significativamente, pois cada um de seus funcionários se especializará em realizar uma tarefa específica.

Você deve saber que somente se for capaz de trabalhar igualmente bem em todas as áreas você será capaz de alcançar o sucesso e seu plano de negócios será implementado da forma mais eficiente possível.

Normalmente, um web studio oferece os seguintes serviços:

  • criação, design e promoção do site, e sua otimização;
  • conteúdo textual do site criado, sua publicidade, administração;
  • suporte técnico.

Na maioria das vezes eles solicitam o desenvolvimento de sites; o design também é considerado importante. Qualquer empresa, pequena ou grande, tem seu próprio site, isso se tornou a norma. Os sites criados há vários anos estão ficando desatualizados, exigindo a substituição do design e do conteúdo do texto. É por isso que a procura por este serviço sempre crescerá.

Os sites também são necessários para indivíduos. Podem ser blogueiros e pessoas públicas. No início do seu trabalho, não evite projetos que sejam muito pequenos para os seus padrões. Eles o ajudarão a ganhar experiência e profissionalismo. E seu portfólio será constantemente atualizado.

A alta demanda pelos serviços prestados pelo web studio é uma grande vantagem mesmo com a alta concorrência. O lucro e os pedidos regulares do seu estúdio serão garantidos pelo profissionalismo, gestão empresarial competente e pensamento criativo de seus funcionários. Com essa abordagem de negócios, seu estúdio comum pode se transformar em uma empresa séria que emprega especialistas altamente qualificados.

Leia também: Crie você mesmo uma loja online do zero gratuitamente

Equipamento

O plano de negócios de um web studio não envolve grandes gastos financeiros logo no início de suas atividades. Bastam dois ou três computadores potentes, vários funcionários que possam trabalhar em casa e comunicação telefônica com eles. Mas você não pode economizar em software se planeja trabalhar seriamente e por muito tempo nesta área. O principal trunfo neste ramo de atividade é o conhecimento e a experiência dos seus colaboradores.

Trabalhos mais sérios, ainda que com o tempo, exigirão que você crie um escritório físico para seu estúdio. Você pode argumentar contra isso, argumentando que um escritório não é necessário para um negócio na Internet. Mas se você planeja trabalhar com clientes sérios, eles poderão confiar em você se você não tiver um endereço permanente, não há espaço onde eles possam se reunir e discutir todos os assuntos.

E ao criar um escritório, aumentam os custos de manutenção, compra de móveis, equipamentos de escritório e computadores. Para garantir que seus clientes obtenham os melhores resultados, você não deve se limitar ao uso de ferramentas gratuitas. As despesas extras com os programas serão compensadas. E, claro, a Internet deve ser ininterrupta e rápida o suficiente - isso nem é discutido.

Recrutamento

Os especialistas necessários podem ser determinados com base na especialização do seu estúdio. Este é um dos momentos mais difíceis se você considerar o seu web studio como um negócio. Bons especialistas não são difíceis de encontrar, mas exigem pagamento adequado.

Há uma boa oportunidade de procurar funcionários para o seu negócio entre webmasters iniciantes inteligentes e gastar dinheiro treinando-os. Também existe a opção de estabelecer cooperação com funcionários remotos, chamados de freelancers. O pagamento é feito apenas pelo trabalho executado. E encontrar um bom artista não é difícil.

Colaborar com freelancers não é uma má ideia. Mas a equipe deve ter dois ou três funcionários. Ter seu próprio programador e designer é imprescindível. Mas e sem um otimizador de SEO? A contabilidade pode ser feita online, portanto não é necessária a contratação de contador na equipe.

Seu próprio cartão de visita

E, claro, você deve ter seu próprio site. E ele, assim como o seu cartão de visita, a cara do seu web studio, não deve ser apenas bom, ele deve ser o melhor. O cliente deve ter certeza de que ao solicitar um serviço seu receberá a mesma qualidade. Faça um bom trabalho na identidade corporativa do seu site. Design criativo, slogan interessante, conteúdo incomum - tudo isso só fará o seu favor, você será lembrado.

No site você publica uma lista de serviços prestados. E certifique-se de documentar a qualidade de sua implementação. Para isso você precisa de um portfólio. No menu principal, crie uma seção separada onde você pode colocar uma descrição de todos os projetos. Se o trabalho está apenas começando e ainda não houve pedidos, publique seu trabalho como criador e freelancer. E esta seção precisa ser constantemente atualizada. Clientes satisfeitos deixarão seus comentários, que também deverão ser divulgados no site.

Trabalhando com clientes

Não abuse da terminologia específica ao se comunicar com os clientes. Lembre-se sempre de que nem todo mundo entende isso. Você precisa conversar com todos que recorrem a você para obter um serviço em um idioma que eles entendam. Portanto, é muito importante encontrar uma abordagem individual para cada cliente. Fale com o cliente. Deixe que ele lhe diga em detalhes qual resultado ele precisa. Mantenha contato com ele durante todo o seu trabalho.

E lembre-se, o cliente tem sempre razão. Eles podem ser caprichosos e inconstantes. Exija constantemente mudanças em um projeto quase finalizado. Para uma comunicação produtiva com os clientes, é aconselhável estudar pelo menos os fundamentos da psicologia, e então você dominará todas as nuances e sutilezas da comunicação com qualquer um deles.

Em média, para abrir seu próprio web studio, você não precisa de nenhuma habilidade extraordinária ou conhecimento específico, basta ter tempo livre e muita vontade de se desenvolver na área digital.

Se você nunca fez um site antes...

Via de regra, ganhar dinheiro na Internet começa com o freelancer. Quase todos os estúdios web surgiram de freelancers solteiros. Alguns projetam, alguns códigos, alguns escrevem textos, ou seja, executa uma das etapas da criação de um site. E aí surge o pensamento - mas você pode montar uma equipe e gerenciar projetos inteiros! Mas não é tão simples.

Antes de abrir um estúdio (seja você quem for), você precisa entender todo o processo de desenvolvimento de um site chave na mão e passar por todas as etapas do início ao fim. Portanto, se ainda não houver pedidos de clientes, crie um site para você. Para o seu futuro estúdio web. Este será o primeiro passo para a sua descoberta.

Para criar um site, você precisará de um domínio e hospedagem, um sistema de gerenciamento de conteúdo (se você não sabe nada e o CMS é uma floresta escura para você, comece com um designer), suas mãos e sua cabeça.

Para trabalhos futuros, você precisará de:

  • Um certificado qualificado emitido por um Centro de Certificação credenciado pelo Ministério das Telecomunicações e Comunicações de Massa (lista de CAs).
  • Provedor de criptografia com suporte para algoritmos de criptografia GOST 34.10-2001 e GOST 28147-89.
  • Componente de software para trabalhar com assinaturas eletrônicas (download do plug-in do navegador Crypto PRO EDS versão 2.0).
  • Determine códigos para suas atividades de acordo com OKVED 2 (ver classificação da classe J, dos números 62 em diante).

Apresentamos um pedido de registo de empresários individuais através do portal.

Pagamos uma taxa estadual (800 rublos) pelo registro de um empresário individual.

Se ainda não está registado no portal de serviços governamentais ou no site da repartição de finanças ou não tem como obter e configurar uma assinatura eletrónica, é mais fácil dirigir-se à repartição de finanças do seu local de residência ou a um centro multifuncional, dos quais existem muitos agora. Leve com voce:

  • Passaporte e cópia do passaporte (primeira página e página de registro).
  • Inscrição no Formulário P21001.
  • Certificado e cópia do NIF.
  • Recibo de pagamento da taxa para empreendedores individuais (800 rublos).
  • Pedido de transição para um regime de tributação simplificado (formulário n.º 26.2-1), modelo. Se você quiser entender os detalhes de como escolher o sistema tributário certo, recomendo este vídeo.

Normalmente, o registro de um empresário individual leva de 3 a 7 dias.

Instruções passo a passo em vídeo sobre como registrar um empreendedor individual:

Contabilidade

Você também precisará de uma conta corrente para empreendedores individuais. As ofertas dos principais bancos para pequenas empresas podem ser visualizadas nesta página. Para escrituração contábil, você pode experimentar o serviço. Dessa forma, você pode economizar significativamente com um contador.

Escritório

Você não precisa alugar um escritório para trabalhar imediatamente. Experimente alugar salas de reuniões em centros de negócios, isso economizará muito. Em média, se falamos em alugar um escritório completo, espere de 400 a 1.500 rublos por metro quadrado, dependendo da cidade e da distância do centro.

Procure também opções com móveis para não gastar dinheiro com isso. No bom sentido, você, como empregador, deveria fornecer computadores, mas pode concordar com os caras que a princípio eles trabalharão por conta própria.

Plano de negócios para abertura de web studio

Então, a princípio você tem uma equipe de 6 pessoas: um diretor (a princípio você mesmo será responsável pelas vendas e contabilidade usando o serviço “Meu Negócio”), um gerente de projetos, um designer, um programador, um designer de layout, um gerenciador de conteúdo (ele inicialmente, junto com o gerente do projeto, atuarão como um serviço de suporte).

Vamos calcular a folha de pagamento - fundo salarial. É melhor separar a folha de pagamento dos trabalhadores da produção da folha de pagamento dos gestores. Forneça seus próprios valores salariais; esses valores são para trabalhar com freelancers. Você pode confiar neles, mas é melhor monitorar o mercado em sua região e definir indicadores salariais atuais, hh.ru pode ajudar. Abra o Excel e comece a inserir dados.

Todos os valores são indicados em milhares de rublos:

Muito provavelmente, será possível concordar com quase todos para trabalhar em período probatório durante os primeiros 3 meses por um valor menor.

No primeiro mês de lançamento de um estúdio web, precisaremos de 175.000 rublos para fornecer a folha de pagamento dos funcionários (e seria melhor encontrar esse dinheiro com antecedência ou ter um conjunto suficiente de pedidos). Até o final do ano, esse número já será de 557.000 rublos, um pouco mais tarde explicarei de onde veio esse número.

Por cada trabalhador devemos pagar impostos (imposto sobre o rendimento das pessoas singulares 13%), fazer contribuições para a segurança social e outras organizações (FSS 2,9%, Fundo de Pensões 22%, FFOMS 5,1%).

Em média, a carga tributária será de cerca de 43% da folha de pagamento total (aproximadamente 75.250 rublos serão gastos em impostos), vale a pena reservar outros 10% para o pagamento de férias (todo mês reservamos 17.500 rublos para férias de 6 pessoas, caso contrário - quando alguém sai de férias - pode não ter nada para pagar).

Para reduzir custos, digamos que a princípio teremos apenas um diretor e um gerente de projetos. E a produção será autônoma, em regime de subcontratação, e eles próprios pagarão tudo, e também economizaremos nas férias. Embora um estúdio sério ainda precise de pelo menos 1 especialista por equipe, por uma questão de clareza traçaremos imediatamente um plano de negócios correto, levando em consideração todos os custos.

Além da folha de pagamento, você também terá outras despesas.

sistema tributário simplificado

De forma simplificada (receitas menos despesas), você terá que pagar 15% do lucro total. No nosso caso, você terá que pagar cerca de 42.000 rublos por trimestre. Calcularemos este valor um pouco mais tarde; por enquanto não temos dados finais suficientes; para aqueles que estão especialmente curiosos, procurem o cálculo.

UPR

Além disso, as despesas semifixas cairão sobre seus ombros. Inclui aluguel de escritório, comissão bancária, pagamento do serviço “Meu Negócio”, resíduos sólidos e veículos especiais, manutenção de escritório, software, escritório, Internet, manutenção 1C, etc.

Por enquanto, vamos investir 30.000 rublos por mês neles, então esse número aumentará, até o final do ano, de acordo com minhas estimativas aproximadas, para 80.000.

Despesas não contabilizadas

Este valor também deve ser reservado para eventuais necessidades imprevistas. Nos primeiros meses vamos investir uma pequena quantia de 20.000 rublos, acredite, será útil para você - mesmo que você calcule tudo, algo vai sair - a fechadura da porta vai quebrar, então o laptop vai ficar coberto , acontece que a segurança não está incluída no aluguel, ou qualquer outra coisa. É ótimo que esse dinheiro não seja útil, mas não importa quão pouco seja. E à medida que o seu negócio cresce, reserve uma quantia maior.

Como calcular a carga de produção

Digamos que você tenha 6 pessoas trabalhando para você. Em janeiro de 2019, são 17 dias úteis, com uma semana de trabalho de cinco dias e oito horas, isso é 8 * 17 = 136 horas de trabalho por mês.

O volume de horas de produção será de 136 horas * 4 pessoas = 544 horas. É importante multiplicarmos não pela quantidade de pessoas da equipe, mas pela quantidade de colaboradores envolvidos na produção. O diretor e o gerente de projeto não são. Isso significa que temos 4 trabalhadores de produção.

Em média, o desenvolvimento de um projeto (sem preenchimento de texto) leva 170 horas. Aqueles. No primeiro mês, com uma equipe de 6 pessoas, não conseguiremos realizar mais que 3,2 projetos.

Quanto gastar em publicidade, marketing e aquisição de clientes?

Vamos pegar o Yandex.Direct. Atualmente, o CPC (custo de transição para um site), segundo previsão do Yandex, no tópico “criação de site” varia de 150 a 180 rublos.

Como já calculamos, uma equipe de 6 pessoas só consegue fazer 3 projetos.

Para colocar 3 projetos em funcionamento (com os dados iniciais - conversão de tráfego em aplicativos 1%, conversão de aplicativos em vendas 5%, CPC = 150 rublos), teremos que gastar para atrair clientes:

Tráfego = Vendas/(1% Conversão * 5% Conversão) = 3/0,01*0,05 = 6.000 cliques.

Orçamento = 6.000 cliques * 150 rublos = 900.000 rublos. Você está disposto a pagar tanto para obter 3 vendas? Acho que você não pode nem contar o ROI aqui. A resposta será óbvia.

O que você pode fazer para torná-lo lucrativo:

  • Para ter uma conversão do site de visitantes em leads é de 7%, para isso você precisa de uma boa oferta.
  • Para ter uma taxa de conversão de cerca de 21% de quem deixou um aplicativo para quem comprou, é preciso um ótimo gerenciamento aqui.
  • Para reduzir o CPC por meio de alguns esquemas habilmente inventados, para isso você precisa encontrar uma agência de marketing na Internet interessante. Mas este é um tópico separado, não vamos tocar nele por enquanto.

Então, por 30.612 rublos, você pode obter de 14 a 15 leads, dos quais 3 podem ser colocados à venda, não parece mais tão assustador.

Aqueles. Para calcular o orçamento de marketing, partimos da conversão atual do site.

Se você já tem um site, calcule o CPL - quanto dinheiro você pode gastar para atrair 1 lead.

Cálculo do número de leads que você precisa receber para garantir o número necessário de vendas:

CPL (custo por lead) = orçamento de marketing / (orçamento de marketing/custo médio por clique * conversão de visitantes em leads) = 30.612/(30.612/150×0,068) = 2.186 rublos custará para atrair 1 lead.

Primeiro, calculamos a conversão do site de visitantes em leads (ligações/cartas/candidaturas, etc.) = número de leads por unidade de tempo * 100 / número de visitantes do site na mesma unidade de tempo.

Um exemplo de cálculo de conversão em leads = 14 leads em dezembro * 100/204 visitantes em dezembro = 6,8%.

Um exemplo de cálculo da conversão de leads em pagamento = 3 pagos em dezembro * 100/14 leads para dezembro = 21%.

Tráfego necessário para receber 3 pagamentos = número de vendas desejadas/(conversão de visitantes em leads% * conversão de leads em vendas%) = 3/0,068×0,21=204 visitantes.

O orçamento que será necessário para fornecer à empresa 3 vendas = 204 cliques x 150 rublos (custo médio por clique para o tópico “Desenvolvimento de sites”) = 30.612 rublos.

Se o seu site tem um ROI inferior a 1, então não gaste dinheiro em publicidade, procure outras opções.

Onde posso conseguir esses 3 aplicativos para sites se a conversão do site não for muito boa? Melhore a conversão ou procure métodos alternativos, por exemplo, envie um mailing para empresas do 2GIS com a oferta de criação de um site (onde não esteja listado) com exemplos do Portfólio. Vá até as empresas vizinhas e pergunte se elas precisam de um site; na maioria das vezes, no início você consegue encontrar 3 clientes apenas procurando-os nas proximidades.

Existe outra fórmula que pode ser útil para você e permite descobrir o número de novos clientes pelo custo de marketing:

Número de novos clientes = (orçamento de marketing/CPL - custo de atração de 1 lead) * percentual de conversão de leads em vendas = (30612/2186) * 21% = 3,2.

No total, se adicionarmos impostos, férias, despesas não contabilizadas e marketing ao nosso bloco de despesas, o bloco ficará assim:

Como calcular o custo por hora para um cliente

Primeiro precisamos estabelecer uma relação de lucro – a taxa de lucro desejada para nossa empresa.

Digamos que seja 1,2. Você pode colocar o seu próprio.

Este é o fator de sobrecarga. Aqueles. se pagarmos a um redator 160 rublos por hora e o coeficiente de sobrecarga (doravante denominado KOvh) for 3, devemos vender uma hora desse especialista ao cliente por 160 × 3 = 480 rublos.

Não deixe de calcular qual deve ser essa proporção para sua empresa para não ir pelo ralo.

O KOvh é calculado da seguinte forma: pegamos o volume total de despesas da empresa, dividimos pelo valor da folha de pagamento da produção e multiplicamos pelo índice de lucro desejado da nossa empresa (um pouco antes decidimos pegar um coeficiente de 1.2 como exemplo; você pode então brincar e ver como seu lucro mudará se for colocado para mais ou para menos).

KOvh = (348.000/105.000) * 1,2 = 3,977

O custo de desenvolvimento de todos os sites em janeiro para o cliente = folha de pagamento de todas as pessoas envolvidas na produção * KOvh = 105 * 3.977 = 418.000, porque Sabemos que são 3 projetos, então precisamos vender cada projeto por pelo menos 139.300 rublos.

Custo do projeto = custo do cliente de todos os projetos do mês / número de projetos do mês = 418.000/3 = 139.333.

O bloco de renda total é assim:

Mas isso ainda não é lucro.

Calculamos o lucro simplesmente: Receita menos Despesa.

O lucro em janeiro será = 418.000 - 348.000 = 70.000.

Mas desse valor você terá que pagar ao sistema tributário simplificado 15%, 70.000-15% = 59.500.

Aqui está o lucro total do primeiro mês, nada mal, certo?

Vamos esticar todas as colunas com um ano de antecedência e obter:

As despesas e receitas marcadas como Total são consideradas em conjunto com todos os meses anteriores. Despesa total de fevereiro = despesa total de fevereiro + despesa total de janeiro = 310 + 348 = 659, etc. O lucro total também é calculado.

Um exemplo de Excel preenchido com todas as fórmulas pode ser baixado em.

Além da receita principal da criação de sites, você pode oferecer serviços de marketing na Internet. Normalmente, após a criação de um site, os clientes ficam interessados ​​em novas promoções. Você pode ficar confuso e começar a prestar esses serviços sozinho (com especialistas da equipe), ou pode simplesmente nos recomendar e receber até 15% de cada pagamento creditado em sua conta. Os fundos recebidos não estão sujeitos a saque, mas futuramente você poderá gastá-los em outros serviços do nosso serviço. O resultado final é que é assim que você ganha dinheiro com a diferença entre o serviço realmente valioso e o custo para o seu cliente. Veja todos os detalhes.

Tenha um negócio lucrativo!